PROJETO REMANDO PARA A VIDA - CAIAQUISMO/CANOAGEM E STAND UP

08/04/2013 18:02

REMANDO PARA A VIDA - PROF. RICARDO 

Apresentação do Projeto

O Projeto Remando para a Vida constitui-se em uma idéia inovadora na área da saúde mental, levando a atividade física regular e planejada (canoagem/caiaquismo) de caráter em ação e aventura, em águas abertas (Represa Billings/mananciais do município) aos adolescentes usuários do serviço Caps Álcool e Drogas Infanto Juvenil (serviço pioneiro no país na modalidade III para adolescentes em tratamento de uso e abuso de SPA´s –Substâncias Psico Ativas). Fruto da parceria entre a Secretaria de Saúde, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo, a Secretaria de Esportes e a  Secretaria de Segurança Urbana da PMSBC (ampliação e interligação intersetorial) além da participação social através do treinador da seleção olímpica de canoagem do Brasil Akos Angyal como colaborador da iniciativa.

 Contribui ainda na construção de novas possibilidades e condições de vida para os usuários da rede de saúde mental, ampliando os espaços de convívio e a construção de laços sociais, bem como a apropriação dos recursos do território como um ambiente de construção de autonomia e exercício de direitos. Enfoca ainda, dentro dos projetos singulares desenvolvidos pela equipe multidisciplinar do Caps, a reabilitação biopsicossocial do sujeito bem como a expansão às famílias, para que usufruam do mesmo projeto.

Recentemente reconhecido pelo poder público de São Bernardo do Campo como projeto referência na área de cuidados aos adolescentes da região e interligando a rede de serviços em prol da reforma psiquiátrica vivente no país, a iniciativa Remando para a Vida oferece, dentro dos projetos terapêuticos individuais dos usuários, vivências em esportes de ação e aventura, interação com o meio ambiente e exercícios de caráter aeróbio/cíclico para os jovens que utilizam os serviços em Saúde Mental (tratamento em uso e abuso de álcool e outras drogas) do CAPS AD III infanto-juvenil, estando aberto também, inicialmente, para usuários do Programa de Redução de Danos / Consultório de Rua. Conta ainda com a utilização e apropriação de recursos disponíveis no território (Parque Estoril) como área para banho, zoológico, trilha do saber / caminhada ecológica e utilização do teleférico do parque.

O Projeto iniciou-se em Abril de 2012 e beneficia todos os usuários atendidos pelo Caps AD i III e também adolescentes que apresentam algum tipo de envolvimento com álcool e outras drogas, identificados estes pela rede básica de saúde do município e também pelos colégios da região e que residam no bairro do Riacho Grande (região vulnerável, deslocada da área central do município e que comporta cerca de 80.000 moradores) estando aberto a indicações de usuários propensos a este atividade identificados pelo Programa de Consultório de Rua e Programa de Redução de Danos.

Assim, o projeto contempla o fortalecimento das práticas físicas e regulares dos adolescentes atendidos pelo Caps AD i III unindo articulações entre as secretarias municipais envolvidas no projeto caracterizando um trabalho amplamente intersetorial e de protagonismo social e civil.

As oficinas acontecem semanalmente nas dependências do Parque Estoril e buscam fortalecer laços positivos através de vivências em esporte, lazer, qualidade de vida e interação junto ao meio ambiente. Fortalece ainda usuários e familiares ligando o projeto aos recursos do território em relação às práticas em esporte, lazer e qualidade de vida, garantindo assim o exercício de direitos de cidadania e produção de novas possibilidades não somente para os projetos singulares desenvolvidos pelo CAPS, mas também para os projetos de vida (Portaria GM n. 854. DE 22 DE Agosto de 2012)

Este projeto é ministrado por profissional de educação física do CAPS AD III Infanto-Juvenil regularizado junto ao CREF (Conselho Regional de Educação Física), com suporte e orientação de sua equipe interdisciplinar em território, caracterizando um olhar multiplicador e de enorme riqueza . Conta ainda, com a gentil disponibilização dos equipamentos do treinador olímpico de canoagem Akos Angyal, com o apoio do Programa de Redução de Danos / Consultório de Rua, através da cessão de transporte e orientações referentes à redução de danos,e ainda suporte da equipe de salvamento da GCM  Ambiental em água para garantir a total segurança do projeto equipados com Jet ski´s e barcos a motores para qualquer salvamento que se torne necessário.Todos os adolescentes são devidamente protegidos por coletes salva vidas.

A viabilização para utilização dos espaços do Parque Estoril foi realizada através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo e junto à coordenação do Parque Estoril .